terça-feira, 19 de junho de 2012

Qual o papel do escoteiro nessas festividades ecológicas?


Por Livia dos Anjos
Ano de 2012 não é um ano qualquer para os cidadãos que se preocupam com o planeta, ou seja, os escoteiros. Este ano, como é conhecimento da maioria, será realizada a reunião do RIO+20, a reprise de uma reunião feita á 20 anos atrás a ECO-92, que teve como proposito fazer acordos, pactuaçoes e cooperaçoes para evitar impactos ambientais no planeta. Assim como a deste ano, que será realizada no Rio de Janeiro, do dia 13 a 22 de junho, pertinho aí, né?

Esses encontros mundiais, sempre trazem impactos para o nosso dia-a-dia, nos influenciando a mudar as atitudes. Isso com um jovem comum, porém qual é o papel do escoteiro nesse tipo de evento? Qual a nossa postura em relação a isso?

Antes de mais nada, é importante saber que estamos no mundo globalizado, o qual, tudo fica sujeito a influência a uma coisa com mais poder financeiro, as informações são mais rápidas, os países se comunicam com agilidade, os governos e as empresas de vários países trocam produtos e informações. São reflexos de uma ação capitalista, de tentar ficar cada vez mais ricos. O melhor exemplo disso é saber por que você pode comer no McDonald´s, onde o pais de origem é tão distante. Isso é o mundo global que se mistura, motivado pelo consumo.

Esse tal mundo globalizado, também motiva os países a fazer esse tipo de reunião o RIO+20.
Por isso a globalização faz os efeitos sócio-econômicos-ambientais das relações internacionais serem mais intensos (nos países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, como Brasil) por isso devemos entender que com a globalização ficamos mais vulneráveis a dominação das grandes nações, essas são algumas das razões para qual organizaram nesse evento, a cúpula dos povos, para evitar que soframos sobre as influências e dominação dos países ricos que virão ao Brasil para decidir sobre nós.

Você acha correto não participarmos de decisões que nos dirão respeito sobre nosso modo de vida dos próximos 20 anos? Pois é sobre isso o RIO+20, lapidar nossas atitudes em relação com meio ambiente.
Neste contexto, escoteiros que amam o Brasil e o planeta Terra, devem ser os primeiros a terem uma postura cidadã, na qual devem participar das decisões da comunidade.

Assim, conhecer o assunto, se interessar e discutir essas decisões com criticidade, além de praticar o respeito ao meio ambiente, é uma tarefa fundamental do escoteiro. Porque só com espírito fraterno que um bom escoteiro tem é que, as decisões econômicas e ambientais tratadas nesse importante evento poderão ter uma função justa para todos e, claro, que respeite a Terra.

Deste modo, devemos ser um exemplo para toda a comunidade, de um cidadão crítico e que faz as coisas corretas. Foi pensando nesse sentido que a UEB - União dos Escoteiros do Brasil, organizou uma conferencia para jovens escoteiros discutirem sobre isso, porem já se encerrou, mas terá mais espaço para isso na própria cúpula dos povos, dê uma olha nesse site http://www.rededejovens.org.br/, leia o texto provocador também.

Para você formar sua opinião, é importante você ler varias coisas sobre este assunto. Então você também pode visitar esse site "Baden Powell 179" falando disso.

Entre também no site dos Escoteiros do Brasil para sempre estar inteirado.

Volte Sempre (Alerta)



Nenhum comentário:

Postar um comentário