segunda-feira, 18 de junho de 2012

Escotismo na Mídia


Por Alessandro Rossa
Bom... não pude fazer um post para semana passada (todos chora) pois a placa de vídeo do meu computador queimou (o que não é uma coisa ruim já que era horrível e eu queria outra  =D), mas volto agora para começar falando sobre o movimento escoteiro na mídia.

Como eu havia prometido em meu último post que eu faria um sobre o desenhoAcampamento de Lazlo (original Camp Lazlo), vou começar falando dele. Eu comecei a assistir episódios do desenho e eu percebi que eles não colocavam muito conteúdo mais profundo sobre o escotismo, você tem de conhecer para perceber as coisas... Como um desenho voltado ao público infantil realmente seria, humor exagerado com vários tipos de “idiotices” que ninguém realmente faria na vida real (mas convenhamos, é isso que faz um desenho animado ser bom e fazer sucesso). Há várias coisas sobre o escotismo que podem ser notadas como a atividade ao ar livre, o respeito à natureza, a formação em patrulhas (mesmo que na verdade eles sejam divididos por cabanas... lol), e logicamente percebe-se ideais norte-americanos como os marshmallows.

Eles retratam a figura do chefe como alguém que não realmente quer estar lá, que não se importa realmente com os escoteiros. Como no acampamento deles só tem meninos, a presença de um grupo de bandeirantes faz que quem não conheça o movimento ache que os sexos são completamente divididos (pode ser que por lá isso seja mais frequente). Enfim... achei outro joguinho de Camp Lazlo para voceeeeeeeeeeees! aushuhsuahuhhsuahauh... É um que as bandeirantes roubaram a bandeira do acampamento e eles tem de ir pegá-la de volta (eta joguin complicado!!! rsrs), mas ta aqui.

E também gostaria de dizer que o acampamento de Lazlo passa todos os dias no canal de TV paga Tooncast todos os dias as 8:30 e 20:30 (se não for todo dia é de segunda à sexta). Ou para quem não tem TV a Cabo, um site em que vocês possam tirar suas próprias conclusões sobre o desenho (são apenas 4 episódios mas foi o máximo que consegui na internet... =/) Assistam o episódio “amor à árvore”... vale à pena.

Outro que fez sucesso também e que mostra o escotismo (mas em escala bem menor), é o longa metragem da Disney e Pixar “Up: Altas Aventuras” que retrata o escoteiro Russel, que estava querendo ganhar uma insígnia por ajudar um idoso (quem dera houvessem especialidades fáceis assim!!!), que é o protagonista da história, Carl, ele não colabora e engana Russel para que ele não voltasse a o incomodar mentindo que ele poderia ajuda-lo a pegar uma ave que o incomoda (e que não existe), mas quando Russel volta para a casa de Carl, ele estava pondo seu plano de transformar a casa em zepelim em ação e Russel acaba embarcando junto. Por causa de uma promessa e um sonho de infância, Carl está querendo ir se aventurar na América do Sul e não quer se desvencilhar de sua casa (por ser a única coisa que o lembra de sua falecida esposa) então eles vão para uma aventura através de florestas, montanhas, cachoeiras e animais, onde Russel fica maravilhado e bem à vontade, e o que eu acho ser base do escotismo, a própria natureza. Neste filme também podemos perceber que nos Estados Unidos os escoteiros são realmente separados por cabanas no momento em que Russel se apresenta para Carl.

Há também os “Escoteiros-Mirins”, que são os três sobrinhos do pato Donald, Huguinho, Zézinho e Luizinho. É uma organização chamada de escoteiros-mirins apenas para que haja uma mudança do nome real, mas faz sim alusão ao movimento escoteiro original.

Os trigêmeos sempre que estão em uma situação difícil consultam o manual do escoteiro-mirim, que também aparece no Acampamento de Lazlo (não com o nome escoteiro-mirim, mas ele sempre abre um manual e lê alguma passagem), outra semelhança é que também aparecem as bandeirantes, e três, o que leva a se pensar se nos estados unidos o número de escoteiros por cabana seria três, já que no Acampamento de Lazlo todas cabanas tinham exatos três escoteiros e os sobrinhos de Donald são três e as bandeirantes (sobrinhas de Margarida) também são três... Então que importante conclusão podemos fazer com essa descoberta? Nenhuma!!!  Auhsauhsuaasausha

A conclusão que podemos tirar é que não importa onde, não importa as mudanças que podem ter acontecido no transporte do movimento para outros continentes, a essência de amor à natureza sempre será forte!!! E até o próximo post e continuem acompanhando o blog..... rsrs

Volte Sempre (Alerta)

1 comentários:

  1. Por mais divertidos que sejam (pois são divertidos mesmo), acho que esses desenhos passam uma imagem deturpada sobre o Movimento Escoteiro. No caso do Acampamento Lazlo isso é bem mais forte... Eles chegam a ser idiotas.. mas enfim, é desenho...

    Ótimo post.

    ResponderExcluir