Por Igor Oliveira
Ideias de Quinta #002 – Bandeirola de Patrulha
É comum ouvirmos das pessoas que não fazem parte do movimento escoteiro ou dos recém chegados, a seguinte pergunta “Por que aquele(a) menino(a) está segurando aquele pau?”.
Disponível em Grupo Escoteiro Jabuti |
Para nós, escoteiros, aquele menino ou menina é chamado de monitor e aquele pau chamamos de bastão escoteiro. O Bastão, assim como a bandeirola, é a identificação da patrulha. Costuma-se dizer que o bastão é a honra da patrulha. Nele fica registrado todas as conquistas da patrulha, toda a história, tradições, ritos...
O Ideias de Quinta dessa semana vai falar sobre a bandeirola da patrulha (já existe um post sobre o bastão escoteiro).
“As bandeirolas de patrulha surgiram no acampamento de Brownsea, no ano de 1907, quando Baden Powell colocou a prova suas ideias sobre o nascimento do movimento juvenil. No primeiro dia do "acampamento piloto" organizado pelo fundador, se formaram quatro patrulhas: Touro, Maçarico, Corvo e Lobo. Estas patrulhas eram dirigidas por um jovem velho que recebia o título de "guia" e era o portador de um curto bastão com uma bandeira triangular de cor branca que tinha desenhado em cor verde o animal "totem" dessa patrulha. O mesmo tinha sido desenhado pelo próprio Baden Powell e tinha também a inscrição "BA", simbolizando a primeira e última letra da palavra "Brownsea", nome da ilha onde estava acontecendo o acampamento” (Caoquira).
Disponível em Escotismo Tradicional |
Já ouvi histórias interessantes sobre as tradições da patrulha, envolvendo a bandeirola e o bastão. Havia uma patrulha que guardava alguns segredos dentro da bandeirola. Para ter acesso ao conteúdo, o escoteiro tinha que ser promessado. Ele devia descosturar a bandeira, ver o conteúdo e depois costura-la novamente.
Dentro da bandeira a patrulha pode guardar, por exemplo, um mapa de um lugar secreto da patrulha, ou o nome dos antigos elementos, o lema da patrulha, ou o que mais a criatividade mandar...
Disponível em Escotismo Tradicional |
A bandeirola da patrulha pode ter formatos variados e pode ser feita com materiais como: Couro, Feltro, Courvin, Brin, Jeans, Madeira.
Para cada patrulha, seja ela escoteira ou sênior, existem cores que representam os totens, é interessante trabalhar com as cores na hora de confeccionar a bandeira.
O mais importante na hora de criar a bandeira da patrulha, é que a mesma seja feita pelos próprios elementos. Mandar bordar um búfalo em uma bandeira feita por uma costureira pode ser muito simples. O resultado será muito satisfatório esteticamente. Por outro lá, uma bandeira feita pela patrulha, costurada, pintada a mão e etc, pode não ficar tão bonita quanto a primeira, mas carregará consigo os valores da patrulha, ficará marcada com os acontecimentos do dia em que foi feita. Ali está a honra da patrulha!
Disponível em Escotismo Tradicional |
Disponível em Grupo Escoteiro Jabuti |
Disponível em Grupo Escoteiro Jabuti |
Nenhum comentário:
Postar um comentário