domingo, 29 de maio de 2011

ESCOTISMO: UMA FAMÍLIA MUNDIAL

Disponível em: http://www.escoteiros.org.br/
O Escotismo é conhecido por sua camaradagem e também por sua empatia para com aqueles em situações difíceis. Vimos escoteiros se mobilizarem rapidamente para dar uma mão em situações como a do tsunami no Sudeste Asiático e, mais recentemente, no rescaldo do terremoto no Haiti. Entretanto, a ajuda escoteira vem de diversas maneiras, não apenas após catástrofes ou pedidos de socorro.

O Escotismo cria laços que se estendem por todo o mundo, criando assim uma rede global de irmãs e irmãos escoteiros. Podemos relatar muitas histórias de escoteiros que ajudaram em situações de desastre, mas também há histórias que retratam o espírito de irmandade desenvolvida entre os escoteiros.

Isabel foi escoteira durante muitos anos. Ela faz parte do Grupo Escoteiro do Ar São Vicente (234/SP). Em abril, ela e duas colegas estavam viajando a trabalho para Taipei, Taiwan, e o voo tinha uma conexão em Amsterdã. Foi bem no período em que o vulcão Eyjafjallajökull (Islândia) estava em erupção e expelindo nuvens de cinzas pela Europa, causando o fechamento de diversos aeroportos. Presas em Amsterdã, com todos os hotéis lotados devido ao cancelamento de diversos vôos, Isabel e suas colegas não tinham idéia do que fazer.

A mãe de Isabel lembrou imediatamente que o Movimento Escoteiro é uma organização mundial. Ela ligou para a chefe escoteira de Isabel, que através de seus contatos, conseguiu colocá-la em contato com o escritório regional da UEB, em São Paulo e, finalmente, em conexão com o Comissário Internacional da UEB, Fernando Brodeschi. Explicando a situação para ele, o comissário contatou o Secretário Internacional do Escotismo da Holanda, senhora Evert Bor, que rapidamente enviou alguém para ir buscar as três meninas no aeroporto.

As meninas passaram o dia seguinte no Scoutcentrum Buitenzorg em Baarn, onde dormiram e se alimentaram. Elas permaneceram no centro por mais alguns dias até a reabertura do aeroporto.

Sempre que há uma necessidade, escoteiros de todo o mundo podem ser encontrados fazendo a sua parte. É desnecessário dizer que Isabel e as famílias de suas amigas são gratas pela ajuda que receberam do Escotismo Holandês.

Estas ações mostram o espírito escoteiro e também refletem perfeitamente as palavras da Promessa Escoteira: "... ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião..."


Espero que tenham gostado,

Volte Sempre (Alerta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário