Conforme havia falado em outro
post, vou dar umas dicas de como postar arquivos na internet de forma que eles possam ser encontrados pelos usuários.
O primeiro passo é entender um recurso chamado tag. A tag nada mais é que uma palavra-chave que o autor associa ao arquivo (ex. imagem, vídeo, artigo). Essa palavra-chave classifica o arquivo e facilita a sua busca.
Tanto aqui no blog quanto no nosso
canal do YouTube são utilizadas tag’s de acordo com o publico a que se espera que frequente o blog e o canal. Um ponto importante na hora de definir as tag’s a serem usadas, não é a quantidade, mas sim a relação das tag’s ao que se posta e para quem se posta.
Exemplo: Um post ensinando a dobrar uma bandeira. É um assunto que interessa aos membros do movimento escoteiro. Na hora de usar as tag’s, temos que pensar em tag’s relacionada ao publico e tag’s relacionada ao post.
Nuvem de tag. Todas as postagens separadas por tag.
Sugestão de tag’s relacionada ao publico: Escoteiro, Escotismo, Sempre Alerta.
Sugestão de tag’s relacionada ao post: Bandeira, Dobrar, Aprenda.
Editor de tag no Blogspot.
Essas tag’s vão mudar de acordo com o que se posta. Uma dica que eu posso dar é: Sempre pense em como as pessoas procuram pelos seus vídeos, fotos ou textos. Se você tem um canal no YouTube para postar os jogos aplicados no seu Grupo, por exemplo. Lembre-se de colocar o nome do jogo, para quem é destinado, o nome do seu grupo e outras informações que julgar necessário. Além das tag’s é importante colocar um título que descreva bem o vídeo.
Exemplo de nome: Jogo do Buldogue com Lobinhos e Escoteiros G.E. Unsielva.
Exemplo de tag: Jogo, Atividade, Buldogue, Lobinho, Escoteiro, Sênior, Grupo, Uniselva, Cuiabá, Mato Grosso, Escotismo.
Editor de tag no YouTube.
Outra dica é tomar cuidado com palavras que são pouco usadas ou que tenham uma acentuação difícil.
No caso da bandeira, por exemplo, hastear e arriar podem ser palavras que não se use com frequência na busca do Google, mas por outro lado é muito usada no Movimento Escoteiro. Então nesse caso pode ser positivo.
No caso de palavra com acento, vou usar o exemplo de “Sênior”. Com frequência encontro coisas relacionadas ao ramo Sênior e na maioria das vezes encontro “Senior”, sem acento circunflexo. Por isso, sempre que preciso usar na Tag essa palavra eu escrevo “Sênior” e “Senior”, com e sem acento.
Se você tem um blog ou um canal no YouTube, comece a usar as tag’s seguindo essas dicas. Uma boa forma de testar, é usar a busca no Google. Pesquise pelo nome do vídeo ou post e pelas tag’s usadas e veja o que acontece.
Espero ter ajudado de alguma forma,
Volte Sempre (Alerta)