sábado, 26 de fevereiro de 2011

Distintivos Especiais - Escoteiro Cordões e Lis de Ouro


Dando continuidade a proposta de fazer um post sobre os Distintivos Especiais, confiram agora sobre os Distintivos Especiais do Ramo Escoteiro.

Ramo Escoteiro
O Cordão é concedido ao Escoteiro pela Diretoria do seu Grupo, por proposta dos Chefes da Seção, após ter sido recomendado pela Corte de Honra de sua Tropa que possuir os seguintes itens:
- 6 ou mais Especialidades de três ou mais Ramos de Conhecimento, sendo obrigatória a de Primeiros Socorros no Nível 2.

Cordão Vermelho e Branco
O Cordão é concedido ao Escoteiro pela Diretoria do seu Grupo, por proposta dos Chefes da Seção, após ter sido recomendado pela Corte de Honra de sua Tropa que possuir os seguintes itens:
- Cordão Verde e Amarelo;
- 12 ou mais Especialidades de quatro ou mais Ramos de Conhecimento, sendo obrigatórias as de Acampador e Cozinheiro no Nível 2.

Lis de Ouro
O Processo deve ser aprovado pela Diretoria do seu Grupo, homologado pela Diretoria Regional e certificado pela Diretoria Executiva Nacional (UEB).
Ao escoteiro que for recomendado pelos Chefes e pela Corte de Honra de sua Tropa que possuir os seguintes itens:
- Cordão de Eficiência Vermelho e Branco;
- Insígnia Mundial de Conservacionismo, em qualquer de suas Etapas;
- Entre as Especialidades conquistadas, pelo menos 3 do Ramo de Conhecimentos ”Serviço” no Nível 2;
- Participar de um PROJETO, sozinho ou com sua patrulha, nas seguintes condições:
- Cujo conteúdo seja resultado de uma necessidade apresentada por sua comunidade próxima (Tropa, Grupo, Bairro, etc.);
- Que seja desenvolvido seguindo todas as etapas de diagnóstico, organização, execução e avaliação;
- Com acompanhamento de um adulto aprovado pela Chefia de Tropa;
- Cuja execução ocupe um período mínimo de 3 meses de duração;
- Que seja aprovado pela Corte de Honra de sua Tropa,
- Cujo conteúdo esteja relacionado a uma das áreas seguintes:
- Ciência e Tecnologia, Saúde e Meio Ambiente, Cultura e Artes, e Paz e Compreensão;
- Que seja apresentado relatório final com todos os dados e resultados do projeto.

Este distintivo pode ser usado até o jovem conquistar o distintivo Escoteiro da Pátria ou, caso isto não aconteça, até sua saída do Ramo Sênior.

Dica: Comece fazendo uma especialidade de cada Ramo de Conhecimento, depois faça as obrigatórias no Nível 2, Primeiros Socorros, Acampador, Cozinheiro. Com isso, já somará 8 especialidades e terá direito ao Cordão Verde e Amarelo. Depois faça mais 4 especialidades do Ramo de Conhecimento “Serviço” no Nível 2. Com isso, somará 12 especialidades e terá direito ao Cordão Vermelho e Branco. Por fim, conquiste a Insígnia Mundial de Conservacionismo em qualquer etapa (para escoteiros recomenda-se a etapa Verde). O próximo passo é o projeto para o Distintivo Lis de Ouro.
ATENÇÃO: Entre todas as palavras sábias de BP, há uma em que ele se refere aos distintivos de especialidade em que diz algo como “Tomar o cuidado para não se tornar um caçador de insígnias”. Ou seja, o importante na conquista de distintivos, não é o distintivo em si, mas sim o conhecimento adquirido e o esforço empregado no caminho até o distintivo. Um troféu sem esforço não vale nada.

Aguarde o próximo post sobre os Distintivos Especiais do Ramo Sênior.

Volte Sempre (Alerta)


quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Distintivos Especiais - Lobinho Cruzeiro do Sul

Inspirado pelo último post, sobre os distintivos especiais, resolvi fazer um post especialmente para explicar os passos para chegar aos distintivos especiais de cada ramo. Sempre Alerta para os detalhes.

Os Distintivos Especiais em cada Ramo estão estreitamente relacionados da seguinte forma:
Lobinho – ao conjunto de especialidades conquistadas pelos membros juvenis;
Escoteiro – ao conjunto de especialidades conquistadas e projetos desenvolvidos pelos membros juvenis;
Sênior – ao conjunto de especialidades conquistadas e projetos desenvolvidos pelos membros juvenis e;
Pioneiro – ao conjunto das vivências e projetos.

No P.O.R. – Princípios, Organizações e Regras, você vai encontrar a Regra 157, que é referente aos distintivos especiais. Eis aqui um resumo.

Ramo Lobinho
Cruzeiro do Sul
O processo deve ser Aprovado pela Diretoria do seu Grupo, homologado pela Diretoria Regional e certificado pela Diretoria Executiva Nacional (UEB).
Ao lobinho que for recomendado pelos chefes da Alcatéia e que possuir os seguintes itens:
- 5 ou mais Especialidades, distribuídas entre três ou mais Ramos de Conhecimentos;
- Insígnia Mundial de Conservacionismo, em qualquer de suas Etapas;
- Ter participado de três ou mais atividades ao ar livre com pernoite (acampamento ou acantonamento) com sua Alcatéia;
- Ter participado de uma boa ação coletiva com sua Alcatéia;
- E saiba como se orientar pelo Cruzeiro do Sul.
Este distintivo pode ser usado até o jovem conquistar o distintivo Lis de Ouro, ou, caso isto não aconteça, até sua saída do Ramo Escoteiro.

Dica: Sabendo que os Ramos de Conhecimento são 5 e que você vai precisar de, no mínimo, 5 especialidades de, pelo menos, 3 Ramos de conhecimento, faça uma especialidade de cada Ramos de Conhecimento.
Lembrando: Para maiores informações, consulte a Regra 157 do P.O.R. ou procure seu chefe de Seção.

Próximo Post sobre Distintivos Especiais do Ramo Escoteiro. Até a próxima.

Volte Sempre (Alerta).

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Conquistas, muitas conquistas

 
O último sábado (19) no Uniselva foi de grande alegria. Tivemos duas grandes conquistas, após um grande e gratificante esforço.
Estamos falando da Lobinha Ana Clara, que conquistou o Cruzeiro do Sul; e da Pioneira Maisa, que conquistou a Insígnia de BP.
Fica aqui registrado o nosso Bravo, Bravíssimo para as duas conquistas e que muitas outras venham depois destas. As primeiras de muitas.

Melhor Possível Ana Clara
Servir Maisa

Volte Sempre (Alerta)

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Uma Forma Divertida de Limpeza

Estamos implantando no GEU uma forma divertida de manter a nossa Sede em ordem. A limpeza da sede sempre foi uma atividade realizada pelos membros juvenis com o apoio da Chefia. Esse serviço é feito semanalmente antes de começar as atividades. Normalmente a Chefia é quem fica com a maior parte, que seria organizar a sede ao fim das reuniões, concertos, limpezas de fim e inicio de ano, enfim. A parte dos jovens, na verdade é mais uma forma de criar um hábito de limpeza e organização. Mesmo assim, com tarefas tão simples como, cada um lavar seu copo, por exemplo, tem sido muito difícil fazer os jovens entenderem a importância de tais atividades, de assumir responsabilidades.

Pensando nisso a chefia criou um sistema de limpeza que reconhece e recompensa os esforços dos nossos jovens. Por isso criamos a campanha “Ace Toda Equipe Fosse Assim” onde mensalmente premia a matilha/patrulha que melhor desempenhou suas tarefas.

Confesso que é muito bom receber recompensas por nossos esforços, mas existem trabalhos que fazemos pelo simples prazer de servir, sem esperar nada em troca. Mais cedo ou mais tarde nossos jovens vão entender que a escala de serviço não é uma punição, mas uma oportunidade de assumir seu auto desenvolvimento. Enquanto isso, vamos estar Sempre Alerta para Fazer o Melhor Possível pela limpeza e ordem da sede e pelo Prêmio também matilhas/patrulhas. Afinal, vocês merecem.

Para finalizar, lembrei-me da Oração do Escoteiro e tem tudo a ver com o momento. Reflitam.

Senhor, ensina-me a ser generoso,
a servir-Te como Tu o mereces,
a dar sem medida, a trabalhar sem descanso,
e a não esperar recompensa
senão a de saber que faço a tua vontade.
Assim seja.

Um Sempre Alerta para todos, até o próximo post.

“Gostou da nossa campanha? Lembrando que todo conteúdo do nosso blog é Creative Commons (mais aqui), portanto a idéia e a arte da campanha pode ser utilizada, desde que a fonte seja citada e o propósito educativo seja preservado. Conforme foi dito, a divisão de tarefas em um grupo não é uma punição, mas uma oportunidade”.